Daytona é um nome que exerce a força da sua marca sem precisar de qualquer outra associação.
O Circuito de Daytona é conhecido e reconhecido pela velocidade que pede aos seus pilotos, seja em que modalidade for, e em que esfera compitam (real ou virtual).
O Daytona International Speedway obriga quem corre nele a agarrar-se ao alcatrão com a vida para garantir que o pódio é seu e que a corrida automóvel é um espectáculo!
O espectáculo é visual, de euforia, de adrenalina e de música para os ouvidos de quem gosta de corrida automóvel.
A forma oval (ou se preferiem os mais tecnicistas: tri-oval) da pista incita à velocidade e ao perigo. Os acidentes precedem a fama desta pista com a vontade de ganhar diferentes formas. Enquanto o lago com 178 mil m² lhe confere algum romantismo.
A fazer adeptos desde 1959, ganhou vida própria com o decorrer das décadas e das espectacularidades que lá aconteciam. Não só a pista é famosa na vida real como ganhou fulgor nos jogos de granturismo e outros que tais.
Aliás, a corrida automóvel 24 horas de Daytona (imitando a parceira de fama e de grandiosidade – 24 horas de Le Mans) ganhou mesmo forma virtual. Uma experiência que aqueceu corações de pseudo-pilotos ou de pilotos wanna be que puderam de alguma forma estar envolvidos no evento numa corrida automóvel virtual. Corrida online, transmitida pela internet em tempo real, com a duração de 6 horas e cujas equipas deviam ter dois pilotos.
Uma oportunidade de treinar os dedos no comendo da playstation para fazer figura na plataforma online designada para o efeito.
A NASCAR é um dos eventos mais históricos a ter lugar nesta pista, não menos histórica. A Flórida vibra, os Estados Unidos estremecem e o mundo agita-se com estes eventos a 4 rodas e muita velocidade. Nós agradecemos.
Politiquices e patrocínios à parte, faz parte da história de um país estes eventos e é uma pena, na nossa opinião, vincarem-se eventos mundiais de alma histórica e que desenham memórias do nosso imaginário… a marcas! Mas economicamente há um factor incontornável na subsistência destes eventos e dos recursos humanos envolvidos para a sua organização e sucesso.
A NASCAR agora é Sprint Cup Series, ok! Whatever.
24 horas de Daytona é uma corrida de resistência (ou de endurance de acordo com a preferência técnica de nomenclatura), onde durante 24 horas automóveis protótipos e gran turismo mostram o que valem. A corrida sofeu algumas alterações no circuito, ao longo dos anos, reorganizando-se em circuitos internos e mistos do tri-oval. Alterações na sua duração apenas se verificou uma única vez, experienciando uma redução de 6 horas devido à crise do petróleo em 1972.
As alterações de calendário ajustam-se aos eventos nacionais desportivos relevantes. Como não poderia deixar de ser, a Super Bowl é um desses eventos.
DEIXE UM COMENTÁRIO